A prova da Maratona é disputada desde o final do século XIX, porém, oficialmente as mulheres começaram a participar a partir da década de 1970. Muitas se destacaram nesta época e uma delas é a alemã Liane Winter.
Ela é contemporânea da Miki Gorman (vide Desta da Semana #1) e vencedora em 1975 da tradicional Maratona de Boston, a segunda mais antiga, perdendo apenas para a Maratona Olímpica. Nesta ocasião, estabeleceu World Best* com tempo de 2:42:24 (9:13 minutos à frente da 2ª colocada), sendo a primeira não estadunidense a vencer esta prova.
Em 1977 e 1979 participou dos Campeonatos Mundiais Masters na categoria W35. Em 1977, competiu em Cross Country (bronze) e Maratona (ouro, com tempo de 3:00:31). Em 1979, competiu nos 10.000m (ouro, com tempo de 36:20,2), Cross Country (prata), e Maratona (ouro, com tempo de 2:47:31).
No final da década de 1970, Katherine Switzer, vencedora da Maratona de Nova York em 1974, foi a principal engajadora pela inclusão da Maratona em Olimpíadas. Um dos principais critérios estabelecidos é que a prova deveria ser praticada em ao menos 25 países de ao menos dois continentes. Assim, diversos eventos foram realizados para promover a Maratona feminina. Estas iniciativas foram bem-sucedidas a ponto do jornal New York Times, em seu editorial de 1979, destacar que em apenas quinze anos o recorde das mulheres caiu uma hora.
A crescente participação das mulheres demonstrara a popularização da Maratona, que enfim, em 1981 foi decido a inclusão da prova já na Olímpiada de 1984 em Los Angeles.
Aparentemente, Winter não era uma ativista pela inclusão desta prova em Olimpíadas como a Switzer, mas indiretamente, o sucesso e a evolução dela e as demais atletas da época protagonizaram mais essa conquista para as mulheres.
*À época, não havia “Recorde Mundial” para Maratona, e sim, “Melhor do Mundo (World Best)”. Somente a partir de 2004, com critérios para ratificação das marcas, a IAAF (International Association of Athletics Federation, antigo nome da World Athletics) o termo Recorde Mundial foi aceito para Maratona.
Fontes: